quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

HIPÓTESE

A partir do exposto, acredito que a falta de visão do administrador em conjunto com a ausência de planejamento estratégico de crescimento da empresa, foi o principal motivador da falta de investimento em tecnologia.

Segundo Graeml (2003, p.27) “...as decisões precisam ser tomadas com muita agilidade, em tempos de competição tão acirrada. Postergar decisões pode acarretar enormes prejuízos, em função da perda de oportunidade.”.

Os poucos investimentos estavam sendo realizados com intuito de ajudar no processo administrativo e em busca da excelência do atendimento.

Infelizmente o que nota-se atualmente é que os empresários amapaenses têm uma resistência para realizar investimentos em tecnologias que melhorem o processo administrativo de suas empresas. E quando o fazem, é sem nenhum auxílio ou conhecimento na área, muita das vezes adquirindo tecnologias inadequadas para determinada atividade e, aplicando-as de forma muito pior. Os colaborados são forçados a usar estas ferramentas sem qualquer treinamento, gerando improdutividade e prejuízos altíssimos.

De acordo com Cruz, (2000, p.41) a tecnologia implantada tem que estar bem planejada, estável e atualizada para executar a aplicação proposta. Caso contrário irá comprometer o conhecimento e entrosamento com o usuário. Ainda acrescenta que empresas que tentam economizar com treinamentos, deixando que seus funcionários aprendam a utilizar essas ferramentas no uso do dia-a-dia, geram um custo altíssimo, embora este seja imperceptível.

Ainda nota-se que a maior parte das empresas, não possuem planejamentos estratégicos com análises dos pontos fracos e fortes, que possibilitem estratégias de defesas para ataques da concorrência ou estratégias de desenvolvimento e objetivos a serem alcançados. Este descontrole, impossibilita que a TI seja colocada em uma base sólida, alinhas as estratégias e objetivos da empresa.

Para Cruz, (2000, p.35) “Esse tipo de abordagem é necessária para que todos os planos estejam alinhados e, com isso, a empresa possa investir com segurança nas tecnologias que irão conduzi-la à realização de ambos.”

Essa é a visão que tenho da maior parte dos empresários. Presto consultoria tecnológica para várias empresas amapaenses, meu dia-a-dia prova o quanto é difícil convencer administradores e empresários da necessidade de investimentos nesta área. Mas também posso mencionar os excelentes empresários, estes geralmente tem uma formação acadêmica adequada as suas atividades e, entendem a necessidade de investir em tecnologia e, além de investir, sabem que precisam ser auxiliados para realizar esses investimentos.

Segundo Graeml (2003, p.28) “Um primeiro passo para uma decisão acertada é ter consciência de que os benefícios advindos do investimento em TI não estão diretamente ligados ao próprio investimento, mas ao uso que é feito dela.”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário