quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

METODOLOGIA

Para a realização deste projeto de pesquisa, primeiramente será realizada pesquisa bibliográfica para se criar embasamento teórico à pesquisa e assim conhecer melhor a importância da TI no processo administrativo das empresas, para podermos criar diretrizes para execução de nossa pesquisa científica nas empresas amapaenses.

A partir dessa primeira etapa, tentarei sugerir hipóteses tentando responder as problemáticas levantadas, usando argumentações das bibliografias levantadas para embasar as hipóteses levantadas.

Com hipóteses e objetivos traçados, em um segundo momento, partirei para a visitação nas empresas de porte estrutural, ramo de atividades diversificadas e localização em diferentes regiões no estado.

Usarei o método científico experimental para examinar e descobrir a realidade de empresas do Amapá quanto ao uso de TI no seu dia-a-dia.

Nas visitas, usarei a técnica de observação individual, não-participante e sistemática para obter um conhecimento real, claro e preciso da realidade tecnológica das empresas. Tentarei ainda, utilizar recursos adicionais, tais como câmera de segurança, para efetuar uma observação mas apropriada da realidade do dia-a-dia tecnológico da empresa. Usarei a técnica de descrição para registro das informações observadas

Também será realizada a coleta de dados através de técnicas como questionário com os colaborados, obtendo perguntas direcionadas a realidade do uso dessas por eles. Garantiremos total anonimato, com intuito de recebermos respostas reais.

Realizarei entrevista com a diretoria, para identificar qual a visão que estava tem de investimentos em TI, se sabem quais tecnologias já foram implantadas e, se estes são auxiliados por algum especialista, para melhor orienta-los antes desses investimentos.

Solicitarei das empresas visitadas, inventário das tecnologias que a empresa possui, caso as haja, farei uma lista informal com todas as tecnologias encontradas.

Com posse das informações levantadas pelas técnicas já listadas, farei a análise sintética e fazendo as devidas comparações das diferentes realidades encontradas nas empresas. Usarei o recurso estatístico para melhor entender as disparidades entre essas empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário